Política de treinamento inovadora

  -  visita do Presidente Alemão



O Presidente Horst Köhler visita a SEMIKRON

A ocasião: Um programa de educação e treinamento adicional para trabalhadores com pouca ou nenhuma qualificação apoiado pela Agência Alemã de Emprego.

Março de 2008: Paralelamente ao trabalho na SEMIKRON, os funcionários que não tem uma qualificação formal podem participar na iniciativa "Eu quero uma profissão!", um programa de treinamento que leva a qualificação em operação de máquinas e sistemas pela Câmara da Indústria e Comércio. Esse esquema de treinamento é resultado da cooperação com a Agência Federal Alemã de Emprego, com a ffw GmbH, com o Centro Europeu de Educação e Treinamento em Nuremberg e com a Câmara da Indústria e Comércio. Os 22 participantes continuam recebendo pagamento durante a ausência por um total de 125 dias. Um segundo grupo estará iniciando em outubro. De acordo com Andreas Dauer, Diretor de Desenvolvimento Corporativo, “nós estamos melhorando a qualificação dos funcionários, o que resulta em maior flexibilidade com relação às áreas em que eles podem trabalhar.”

No ano anterior a SEMIKRON teve um grande crescimento, dobrando o seu faturamento para 430 milhões de euros em um período de 4 anos. Os maiores fatores para o crescimento do fabricante global de semicondutores com 35 subsidiárias em 27 países e 10 plantas de produção foram as novas tecnologias para uso na área de energia renovável. Em 10 anos o número de funcionários na matriz alemã mais que triplicou. No momento 1350 talentos são empregados na matriz alemã e globalmente o total de pessoal é cerca de 3000.

A companhia expandiu suas plantas produtivas em um período de 2 anos, investindo um total superior a 100 milhões de euros. Desse total 65 milhões foram para o quartel general da companhia em Nuremberg, com a intenção principal de dobrar a capacidade de produção de pastilhas (chips) e expandir ainda mais a área de novas tecnologias. Para atingir isso nós estamos sempre procurando por engenheiros com espírito pioneiro para rapidamente assumir responsabilidades em áreas chave na companhia; é fundamental o desenvolvimento de produtos para mercados emergentes como energia solar, energia eólica, veículos híbridos ou elétricos, inversores para drives, inversores e conversores industriais e fontes de alimentação.

Atualmente encontramos tecnologia SEMIKRON em até 43% das turbinas eólicas em operação ao redor do globo; isso é equivalente a um potencial instalado de energia eólica de 31GW, o equivalente a 13 usinas nucleares do tipo instalado em Biblis na Alemanha. Na área de módulos de potência para controlar a velocidade de motores, que são responsáveis por 70% do consumo industrial de energia, o faturamento subiu 30%. O uso de eletrônica de potência para controlar a velocidade de motores pode resultar em economia de 30% de energia (fonte: ZVEI - Associação da Indústria Elétrica e Eletrônica Alemã – 11/2007).

Além de uma política de treinamento inovadora, a SEMIKRON também possui uma política moderna com relação à família. Uma prova da política de RH inovadora voltada à família foi a abertura da creche MIKRO pelo Ministra Alemã para Assuntos de Família, a Drª Ursula Von der Leyen, e pelo Ministro Bávaro do Interior Dr. Günther Beckstein em 2007, sem mencionar o elogio do Prefeito de Nuremberg Dr. Ulrich Maly pela posição da companhia na competição nacional “Familia como Fator de Sucesso” e a visita pelo Presidente Alemão Köhler.
 

Política de treinamento inovadora

SEMISEL Thermal calculator & simulator
SEMISEL
I accept the license term